sábado, 7 de julho de 2012

Anúncio publicitário da Editora Washington. Empresa que fundei em 1964, com apenas 24 anos. Veja nas postagens mais antigas deste blog, as fotos e publicações que também revelam parte de minha história.



O Colégio Washington começou a funcionar em 1979, com o Ensino Supletivo Regular de 1º e 2º graus, após autorização da Secretaria de Estado da Educação.
Entretanto, minha vida de empresário já havia começado em 1964. Com apenas 24 anos, fundei a Editora Washington. Em 1972, editei o Curso Integrado para o Ensino Supletivo, em quatro volumes encadernados. Foram três edições, com o total de 20.000 coleções. Anteriormente, já havia editado o Curso Integrado de Madureza e Vestibulares e o Curso Integrado de Matemática. Complementando informo, que antes de tudo isto, trabalhei durante cinco anos como vendedor de enciclopédias e coleções de livros em geral. Tive como clientes, dentre os milhares, o jurista Washington de Barros Monteiro, a autora Ivani Ribeiro, a atriz Anilza Leoni e os então jovens advogados Ives Gandra da Silva Martins, Paulo José da Costa Júnior e  Darmy Mendonça.




 Em janeiro de 1961, ainda com 20 anos, já trabalhando como vendedor de enciclopédias e coleções de livros em geral, não mais morando em pensão e já estabilizado economicamente, fiz minha primeira viajem à Aracaju. Na volta, a bordo de um DC4 da Lóide Aéreo Nacional, trouxe para São Paulo minhas irmãs Maria Nilda e Nilzete. A Maria Nilda, que está ao meu lado na foto, foi minha funcionária durante 32 anos. Inicialmente na Editora Washington e em seguida, no Colégio Washington. Durante os 32 anos em que foi minha empregada, a Maria Nilda exerceu a função de tesoureira, recebendo mensalidades e trabalhando com exclusividade na contabilidade e finanças de minhas empresas.
Sem falsa modéstia, afirmo que ser empregador, assumir o risco da atividade econômica, manter e administrar as empresas de minha propriedade, para que as mesmas, como sempre o fiz, honrassem seus compromissos éticos, morais e econômicos, diante de tantas adversidades que sofri, não foi uma tarefa fácil.
Assim como trabalhar como vendedor de coleções de livros, não foi também uma tarefa fácil. Eram 8 horas por dia, subindo em prédios e descendo, visitando escritórios ou residências. Lembro-me que em um determinado mês, só do dicionário Caldas Aulete, vendi mais de 40 coleções, além de outras.
Foi o trabalho de 5 anos como vendedor de coleções de livros, que me inspirou a fundar a Editora Washington em 1964, assim como, foi o trabalho que desenvolvi através do Curso Integrado Washington, preparatório para os exames supletivos, que me motivou a fundar o Colégio Washington em 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário